Marcos Freitas eliminado no Mundial de Ténis de Mesa

O melhor jogador português de ténis de mesa da actualidade, Marcos Freitas, foi eliminado nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo da modalidade que está a decorrer em Macau até domingo. O mesatenista luso, 18º do ranking, perdeu diante do japonês Tomokazu Harimoto, nono da lista internacional, por 4-2, parciais de 11/6, 11/7, 9/11, 9/11, 11/7 e 11/6.

Para estar presente na fase a eliminar da competição, Marcos Freitas teve de vencer o seu grupo, ultrapassando Daniel Gonzalez de Porto Rico e Quadri Aruna da Nigéria, respectivamente por 4-0 e 3-1. Na partida de ontem ao final da tarde, o português, que esteve em Macau nos dois últimos anos a participar no Torneio WTT por convites, deu a réplica possível, mas acabou por não conseguir seguir em frente. Harimoto vai agora defrontar uma das surpresas da competição, o sueco Anton Kallberg, 13º do ranking, que afastou o chinês Liang Jingkun, terceiro melhor jogador do mundo, por 4-3, num dos “duelos” mais equilibrados do campeonato.

Relativamente aos restantes elementos do contingente português, quer em masculinos, quer em femininos, não tiveram a mesma sorte de Marcos Freitas e ficaram-se pela fase de grupos. João Geraldes, que ocupa o lugar 54 do ranking, averbou dois desaires, face ao taiwanês Lin Yun-Ju (3-1) e ao japonês Sora Matsushima (4-0), e Tiago Apolónia (57º da lista mundial) igualmente saiu derrotado nas duas partidas realizadas, primeiro diante do esloveno Darko Jorgic e depois com o sul-coreano Lee Sang Su, ambos por 4-0.

No sector feminino, Fu Yu, nascida na província chinesa de Hebei e naturalizada portuguesa em 2013, perdeu um jogo, perante a porto-riquenha Adriana Diaz (3-1), e ganhou outro, face a Hana Goda do Egipto, acabando por não se qualificar em virtude da pior diferença de “sets” para Diaz.

Já apurado para os quartos-de-final está o chinês Ma Long, considerado o melhor executante de todos os tempos, tendo sido campeão olímpico por duas vezes e mundial em três ocasiões. Actualmente, com 35 anos de idade, Ma Long ocupa a posição quatro do ranking.

Igualmente seguem em frente na prova de Macau, que está a ter lugar na Arena do Galaxy, Lin Gaoyuan, também da RPC, oitavo da lista internacional, e o sul-coreano Jiang Woojin, décimo segundo.

 

V.R.

Marcos Freitas eliminado no Mundial de Ténis de Mesa

COMENTÁRIOS